xarope-de-grindélia - meaning and definition. What is xarope-de-grindélia
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is xarope-de-grindélia - definition

Xarope-de-palmeira; Açúcar-de-palma; Jaggery

Xarope de ácer         
Xarope de ácer ou xarope de bordo, conhecido como maple syrup e sirop d’érable nos Estados Unidos e no Canadá, é um xarope extraído da seiva bruta de árvores do gênero Acer, sobretudo Acer nigrum e Acer saccharum, cujo nome comum, no Brasil, é bordo.
Doença da urina em xarope de ácer         
A doença da urina em xarope de ácer (também chamada de doença do xarope de bordo, cetoacidúria de cadeia ramificada ou leucinose) é uma doença hereditária em que o organismo não consegue processar corretamente certos aminoácidos (leucina, isoleucina e valina). Estes aminoácidos não metabolizados passam para a urina, dando-lhe um odor semelhante a xarope de ácer (maple syrup).
xarope-de-grindélia      
s.m. B infrm. aguardente de cana; cachaça
-gram pl.: xaropes-de-grindélia -sin/var ver sinonímia de cachaça

Wikipedia

Jagra

Jagra é, em várias regiões (em língua inglesa como "jaggery") o açúcar de palmeira, embora também seja, por vezes, confundido com a rapadura, ou açúcar-de-cana não refinado.

A jagra é preparada fervendo a seiva de algumas palmeiras, conhecidas como palmeiras-do-açúcar, evitando a sua fermentação em vinho-de-palmeira; se a fervura não chega a secar o líquido, obtem-se o “xarope-de-palmeira” muito usado na culinária do sul e sueste asiático, como nos athirasa do Sri Lanka. Nalguns casos, considera-se separadamente o “açúcar-de-coqueiro”, que é preparado com a seiva extraída dos botões das inflorescências do coqueiro.

Normalmente a jagra é transformada num forma sólida, tal como a rapadura, tornando assim mais fácil o seu transporte e conservação.